quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

energia geotermica

Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido a necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de eletricidade. Hoje a grande parte da energia elétrica provém da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, porém, esses métodos são muito poluentes.





Tipos de energia geotérmica



Em áreas de muito calor águas termais a uma profundidade rasa, toma o calor do interior da terra. A água quente ou de vapor possa fluir naturalmente, através de bombeamento ou fluxo pulsante de água e vapor (piscando). O método escolhido depende em cada caso, é economicamente viável. Um exemplo, na Inglaterra, foi o "Hot Stone HDR Project (abreviação Inglês: HDR, quente e seco Rocks ), abandonada após verificação da sua inviabilidade económica em 1989 . HDR programas estão sendo desenvolvidos na Austrália , França , Suíça , Alemanha . Os recursos do magma (rocha fundida) com a oferta de energia geotérmica de temperatura alta, mas com a tecnologia existente não pode ser explorada economicamente essas fontes.
Na maioria dos casos, a operação deve ser feita com dois poços (ou um mesmo número de poços), assim se obtém a água quente eo outro é re-injetado no aqüífero, tendo arrefecido a vazão obtida. As vantagens deste sistema são múltiplas:
  • Há menos possibilidade de esgotar o reservatório de calor, pois a água reinjetado ainda contém uma quantidade significativa de energia térmica.
  • Também está em execução a água do reservatório, desde que o montante total permanece.
  • Qualquer sal ou as emissões de gases dissolvidos na água não parecem circular em circuito fechado através de tubos, impedindo qualquer contaminação

Nenhum comentário:

Postar um comentário